O que seu olhar sobre sua criança diz a respeito dela para ela?
Winnicott, ao falar das nossas funções enquanto papais, mamães ou principais cuidadores de uma criança, apresenta aquela que ele chamou de “função especular”. Especular é um adjetivo que o dicionário Michaelis define como “relativo a espelho”.
Ou seja: nos primeiros anos de vida a criança enxerga a si mesma pelos olhos de seus pais ou cuidadores, cujo olhar funciona como um espelho onde ela se vê refletida. É nesta fase da vida que se cultiva e fortalece o sentimento de pertencimento, de ser amada incondicionalmente, de merecer respeito e acolhimento, de contar com seus cuidadores e sentir-se segura. É quando podemos também auxiliar nossas crianças a reconhecerem suas forças e talentos pessoais, valorizando suas forças autênticas, entre as quais estão as Forças de Caráter.
Mas, para isso, temos de descondicionar nosso olhar excessivamente crítico e negativo, que foca a maior parte do tempo nas falhas, nas fraquezas, no que falta, no que contraria nossas expectativas (nem sempre razoáveis).
Em nossos workshops para pais e educadores, falamos sobre o viés da negatividade e outras armadilhas do nosso mundo cerebral/emocional, que nos levam a focar e destacar, inadvertidamente, as fraquezas de nossos filhos, tentando o tempo todo “consertá-los” ou “ajustá-los” a um molde pré-estabelecido, em vez de observar e cultivar as forças que eles já têm e que se apresentam de forma tão natural, espontânea, autêntica e energizante, para, a partir destas forças, se necessário e desejável, lidar com as “fraquezas” pessoais.
Modéstia à parte, eis um assunto que entendo bem. Fui fotógrafo profissional por alguns anos e ainda hoje tenho a fotografia como um hobby, e sei que aquilo em que você foca torna-se a questão central, a mensagem que se comunica.
Cuidado. Observe seu foco e, se preciso, conte conosco para ajudar você a olhar pela lente das forças. Nossas crianças merecem e precisam deste olhar!
Conheça o livro digital que escrevi para ajudar você a se tornar o agente do
florescimento da sua criança. Aprenda estratégias práticas de como cultivar
suas forças autênticas, ajudando-a a elevar seus níveis de resiliência,
autoconfiança, autoeficácia, otimismo e satisfação com a própria vida.