Educação Positiva pode ser definida como a combinação entre as técnicas e dinâmicas tradicionais da educação e os estudos a respeito do cultivo do bem-estar e da felicidade, usando princípios e modelos da Psicologia Positiva.
Martin Seligman, um dos criadores da Psicologia Positiva, incorporou os princípios desta nova área do conhecimento humano aos contextos e modelos educacionais como uma forma de, incialmente, reduzir os níveis de depressão entre jovens estudantes, e, ao mesmo tempo, aumentar seus índices de bem-estar subjetivo, ou, como se diz no popular, de felicidade.
Esta é uma das principais frentes do nosso trabalho.
Partindo do seu consagrado modelo de bem-estar, conhecido como PERMA (*), acrescido do estudo e das intervenções práticas com Forças de Caráter (**) – um dos pilares da Psicologia Positiva, nossas atividades visam promover o bem-estar e a saúde mental dos estudantes, das professoras e professores e de toda a equipe escolar.
Nas escolas onde a proposta é abraçada integralmente, até mesmo pais e mães são envolvidos no projeto, com reflexos no bem-estar de toda a família.
(*) PERMA é um acróstico formado pelas iniciais dos 5 pilares do bem-estar definidos por Seligman:
“P” de Positive Emotions – Emoções Positivas
“E” de Engagement – Engajamento (ou Flow)
“R” de Relationships – Relacionamentos Positivos
“M” de Meaning – Sentido, significado
“A” de Accomplishment – Realização
Em nossas ações educacionais adotamos o modelo estendido, ou seja, o PERMA-H, onde:
“H” – Health – Saúde
(**) Forças de Caráter são um conjunto de traços positivos, expressos através dos pensamentos, sentimentos e comportamentos de uma pessoa, que são universalmente reconhecidos pela força que criam em indivíduos e comunidades. Os cientistas da Psicologia Positiva identificaram 6 Virtudes e 24 Forças de Caráter que os seres humanos têm a capacidade de expressar.