No momento, você está visualizando CULTIVAR AS FORÇAS DE CARÁTER É “COISA DE CRIANÇA” SOMENTE?

CULTIVAR AS FORÇAS DE CARÁTER É “COISA DE CRIANÇA” SOMENTE?

Pode parecer inicialmente a alguns papais e mamães que o estudo e o cultivo das Forças de Caráter seja algo apenas para as crianças, mas eu garanto que não.

Na verdade, o cultivo das Forças de Caráter pode ser muito útil aos adultos também, especialmente para aqueles que desejam exercer uma parentalidade positiva.

Qualquer educador parental sério vai dizer, por exemplo, o quanto é importante que papais e mamães criem um ambiente emocionalmente seguro para suas crianças.

Isso implica, entre outras coisas, estar presente, observar, ser curioso a respeito de seus filhos, o que envolve, no mínimo, as forças da Curiosidade (estar verdadeiramente interessado) e da Empatia, para tentar ler o mundo pela perspectiva da criança.

Implica também dedicar tempo de qualidade, reservando espaço para a construção destas conexões entre pais e filhos, o que vai demandar Perseverança (pois a vida é corrida pra todo mundo), Curiosidade (interesse, outra vez), Autocontrole (para não ceder à tentação de simplesmente colocar a criança na frente do tablet…) e Amorosidade (afinal, é uma forma de compartilhar amor).

Outro exemplo: Como posso ajudar minha criança pequena a se autorregular, se não sou capaz de reconhecer e regular minhas próprias emoções, usando minhas forças para isso?

Eu poderia seguir nesta linha de raciocínio, mas o texto nem caberia aqui e vocês já entenderam, né?

Pra terminar, uma história real. Um jovem casal assistiu uma aula que eu dei para crianças sobre o uso das Forças de Caráter. Fiquei sabendo que no dia seguinte eles já conversavam entre si mais ou menos assim:

– Amor, vamos arrumar a cozinha?
– Poxa… agora? Tô com preguiça, vida!
– Preguiça? E que Força de Caráter você poderia usar nesta hora? Cadê aquele seu Entusiasmo?
– Ah… eu sei, mas tô tão cansada!
– Tá bom, vai! Eu tenho a força da Empatia e posso me colocar no seu lugar. Mas não se acostuma, tá? Rsrs

O amor é lindo! E as Forças de Caráter também!

Deixe um comentário