You are currently viewing NÃO É APENAS SOBRE DIZER, É SOBRE ESTAR PRESENTE E CULTIVAR

NÃO É APENAS SOBRE DIZER, É SOBRE ESTAR PRESENTE E CULTIVAR

Para muitos de nós, ante um desafio, se alguém dissesse: “Vai, usa tuas forças e supera isso!”, de nada resultaria. E por que não? Porque grande parte dos seres humanos simplesmente desconhece suas forças autênticas, suas potencialidades e seus limites.

Com as crianças é a mesma coisa.  A maioria responderia: “- Que forças?”. Numa sociedade que foca excessivamente nas fraquezas, que coloca imensa ênfase nas falhas, que gasta mais tempo e energia em apontar os erros do que em reconhecer os acertos, nossas crianças tendem a crescer com um conceito demasiadamente crítico sobre si mesmas.

Papais e mamães, quase sempre sobrecarregados, ocupados e distraídos, não foram orientados a apoiar seus filhos neste processo de descobertas e autodescobertas, e, na maioria das vezes, estão mais preocupados em “conformar” seus filhos às exigências da sociedade e do mercado do que a permitir que eles cresçam e se tornem as pessoas que eles realmente são.

Além disso, muito pouco se investe em programas educacionais que auxiliem a crianças a cultivar o autoconhecimento, a saber o que são forças e talentos, a entrar em contato com suas forças autênticas e, menos ainda, que ensinem e estimulem o uso consciente destas forças em seu dia a dia, de formas diferentes e originais.

Mas, este cenário começa a mudar. Como consequência dos estudos da Psicologia Positiva e da Neurociência, entre outras áreas do saber humano, aos poucos tomamos consciência da importância deste apropriar-se das próprias forças para a construção do bem-estar, da resiliência, da mentalidade otimista, do sentimento de autoeficácia e da satisfação com a própria vida por parte de nossas crianças, com reflexos em sua saúde física, mental e emocional, bem como na qualidade de seus relacionamentos, na promoção de emoções positivas e até mesmo no desempenho escolar, quando aprendem a traçar metas, perseverar e usar seus pontos fortes para superar as suas “fraquezas”.

Esse é nosso trabalho!

Conheça o livro digital que escrevi para ajudar você a se tornar o agente do
florescimento da sua criança. Aprenda estratégias práticas de como cultivar
suas forças autênticas, ajudando-a a elevar seus níveis de resiliência,
autoconfiança, autoeficácia, otimismo e satisfação com a própria vida.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Deixe um comentário